quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ESPECIAL: DOPING DA DISCÓRDIA

Nos últimos anos, os atletas vêm sendo patrocinados por grandes empresas, de diversas modalidades, visando interesses empresariais na divulgação, o que gerou uma profissionalização “equivocada” dos atletas e treinadores envolvidos. O fato é que, cada vez mais, os atletas de diversas modalidades têm se valido de meios ilícitos para conseguir vantagens nas diversas competições, e acaba levando ao doping, ou seja, qualquer substância que, ministrada ao organismo, aumente artificialmente o seu rendimento ou desempenho em competições. Essa é a definição simples, resumida e moderna do doping esportivo.
            Porém para o professor de educação física, Geraldo Magela. O doping é uma tentativa de melhorar sua performance, além do que a capacidade humana consegue naturalmente”
            

                                            Geraldo Magela, professor de Educação Física
             
            Usado nas academias e atualmente são os mais acessíveis entre todas as faixas etárias e classes sociais, muitos atletas fazem o uso de anabolizantes, e não são feitos no dia das competições, normalmente são substâncias derivadas de testosterona. "Nas academias existe o doping que é considerado verdadeiro que é feito entre os atletas, mas há também o uso de anabolizantes que não são considerados dopagem, porque é usado mais esteticamente e não para competição". explica Geraldo. 
         O serralheiro Arthur Franzão, de 24 anos considera que os professores de Educação Física não diz a verdade na maioria das vezes. “Eles mentem muito, aumentam muito, tipo você vai morrer, vai ficar impotente”. Segundo Arthur se fosse explicado o que é na realidade iria ser melhor, pois acrescenta que “hoje 90% de quem está na academia usa, não tem como”.  
O relato de Arthur Fanzão levanta o questionamento, que ao invés do profissional educar socialmente no aspecto esportivo, muitos não fazem isso. Franzão disse que diferente dele que teve apoio e acompanhamento, muitos que estão envolvendo-se com essas drogas não tem conhecimento, ele ainda é categórico e irônico afirmando que “eu tenho mais conhecimento que um professor acadêmico, pode pegar um professor aqui da UNIFRAN, eu te falo coisas que ele não vai saber te falar, hoje a fisiologia é muito fraca. Porque você vai pesquisando estudando e vai fazendo experiência no seu corpo, eu usei droga para cavalo durante três anos, e depois passei usar droga mais forte, eu posso morrer a qualquer hora, mas hoje estou limpo”.

                                     Arthur Fanzão, serralheiro e atleta de fisiculturismo      
            

            No que diz respeito aos testes, muitos especialista afirmam que mesmo com vários meses de antecedência, ao tomar o medicamento que gera a transformação no corpo, no dia da competição você consegue encontrar essa substância dopante.  O professor Geraldo explicou como é feito o teste “O teste de doping dá para se fazer por sangue, por urina e estão tentando por saliva, mas hoje em dia em competições de alto nível é pela urina, e ocorre da seguinte maneira: terminada a prova, o atleta tem um fiscal que entrega um frasco lacrado e o próprio atleta que deslacra, e urina no frasco o fiscal fica observando o atleta urinar, esse fiscal não pode deixar ele sozinho de forma alguma tem que ficar vigiando, é uma situação por mais que o atleta saiba que esteja limpo é constrangedor. E quanto à competição coletiva o atleta é escolhido de forma aleatória para se fazer um teste”.
Mas Arthur Franzão que é praticante de fisiculturismo, trouxe outra versão sobre como é feito o teste, principalmente no esporte que pratica “No fisiculturismo tem exame, mais nós levamos a urina de outra pessoa, até mesmo urina de cachorro, eles retiram antes da competição, ou caso for depois, ele não vai segurar meu pênis e urinar para mim, você entra na salinha e ele fica te esperando lá de fora, você vai tirar um vidrinho e pronto, é simples”. Neste relato totalmente diferente ele faz afirmações que depois caiu em contradição “no campeonato equatoriano eu e mais dois competidores fomos barrados e desclassificados, achávamos que era exame de urina e não foi, foi na esteira ligada no peito e pelo batimento cardíaco aí fui pego”.
A nossa equipe de reportagem curiosa com a facilidade de como Arthur fala sobre o seu uso, fomos saber como era sua vida, ele nos informou que faz há dois anos que não usa nada, porque está hoje no processo de desintoxicação,  e atualmente não está participando do fisiculturismo. Quando está fazendo uso ele afirma que faz uso seis meses e outros seis fica sem usar, ou então é de usar dois anos e dois sem usar, para ele o corpo precisa de um tempo. “nós temos uma época de uso e uma época de desintoxicação”.
 Não contentamos com a resposta e continuamos com a pergunta como é sua vida? Ele afirmou: “a diferença é que eu não bebo e tenho horário para dormi. O corpo funciona como uma máquina trabalha o dia todo se adéqua só que tem que fazer uma boa noite de sono, e alimentar seis vezes ao dia, e beber de jeito algum porque o corpo está cheio de veneno, claro que vai variar de corpo para corpo, mas eu não vou arriscar”.

E toda a droga como já se tem conhecimento, leva ao usuário a dependência e a várias mudanças seja ela física ou psicológica. Geraldo afirmou sobre os anabolizantes que podem levar a dependência, e causam uma dependência física, química e psicológica. “E a dependência é complicada até quando é feito o julgamento e que se vê que o atleta é dependente a sua pena é abrandada, pois deixa de ser uma dopagem para melhorar o seu nível e passa a ser uma dependência química, e passa a ser uma doença”. Explicou
Situação que Arthur concorda com o professor, e ressalva que no caso do uso continuo dos anabolizantes eles trazem uma mudança comportamental. “Trás certa mudança de personalidade porque, a sua testosterona é responsável por tudo no corpo, a partir do momento que você não tem testosterona você não tem vida, ela foi criada para tratar de doenças.” E não para por aí “o problema é o excesso e reflete no sistema nervoso, e você muda, fica mais nervoso, uma voz mais rouca, só torna um cara insuportável e outra você olha sua namorada sua esposa, vai lá faz o seu serviço e volta para trás, você perde noção do tempo. É muito estranho”. Ele continua:“Já passei por esse tipo de situação e tornei-me o cara mais chato, só que  com isso me tornei o melhor atleta um fisiculturista de renome, fui tetra campeão paulista, tri brasileiro e competi sul-americano”, declarou.
Cabe ressaltar que essas substâncias são consideradas dopantes, de forma qualitativa e não quantitativa, ou seja, não se considera a quantidade, mas sim o que aparece, mesmo porque os métodos laboratoriais de detecção não chegam a um resultado 100% conclusivo para se determinar a razão do uso do medicamento-tratamento ou dopagem.
Também chamado de “dopagem” é a administração ilícita de uma droga estimulante ou estupefaciente com vistas a suprimir temporariamente a fadiga, aumentar ou diminuir a velocidade, melhorar ou piorar a atuação de um animal ou esportista.
            A comissão médica do comitê olímpico internacional instituiu durante os jogos olímpicos do México (1968) a aplicação de testes anti-dopagem sistemáticos, decidindo que seriam excluídos dos jogos os atletas comprovadamente dopados.



 

 Por: Silas Bonetti e Thiago Garcia


           

Jogos da Primavera segue hoje com mais 11 jogos


 Os Jogos Estudantis da Primavera terá continuidade nesta quarta-feira com 11 jogos, que têm início a partir da 14h30, no complexo Champagnat, em Franca-SP. Nas quadras I e II do complexo, ocorrem as partidas de vôlei, basquete e futsal.  
Em jogo válido pelo basquete masculino infantil o Colégio Alto Padrão venceu a Escola Homero por 67 a 28, na abertura do evento.
O jogos estudantis conta com as modalidades de: atletismo, natação, vôlei, basquete e futsal.




Jogos desta quarta-feira

Quadra I
Vôlei feminino infantil  COC-Franca x Maria Cintra
Basquete masculino infantil Toulouse Lautrec x Alto Padrão
18h30 – futsal feminino juvenil, Júlio Cardoso x Sudário Ferreira
Basquete masculino juvenil, COC-Franca x Júlio Cardoso
Vencedor do jogo 03 x vencedor do jogo 4.

Quadra II
14 h – futsal masculino infantil, Pedro Nunes Rocha x Liceu
Homero Alves x Júlio Cardoso
Futsal feminio, Maria Cintra Homero Alves
18h30 – futsal masculino juvenil, Hélio Palermo x Maria Pia
Júlio Cardoso x Michel Haber
Jardim Vera Cruz x Sudário Ferreira.


Por: Thiago Garcia
Imagens:  www.franca.sp.gov.b

Ciclismo: Passeio reúne ciclistas em prol da solidariedade




O 1° Passeio de Ciclo Turismo Schio Brasil reuniu no último domingo mais de cinquenta ciclistas de todas as idades. Saindo da avenida Rio Negro, 772, o trajeto reuniu as cidades de Franca e Restinga em um circuito de 27 quilômetros. Os primeiros vinte inscritos ganharam camisetas próprias para a pratica do esporte. “Além da confraternização em pessoas de diferentes idades, nosso objetivo também foi usar o evento para praticar a solidariedade, e para isto a inscrição dos ciclistas que participaram era um quilo de alimento, e tivemos muitas pessoas que trouxeram mais de um quilo”, disse Tânia Veronez, organizadora do passeio.
Os alimentos arrecadados no primeiro passeio serão entregues ao Lar dos Velhinhos Eurípedes Barsanufo, “Este foi apenas o primeiro, no próximo vamos reunir mais ciclistas e arrecadar mais alimentos”, finalizou Tânia.



fonte: diariodafranca.com.br

SERÁ QUE AGORA VAI!?!

A CBF confirmou nesta terça-feira que a Seleção Brasileira já acertou a realização de dois amistosos em 2011. O primeiro será no dia 9 de fevereiro, contra a França, em Paris, e o outro em 10 de agosto, diante da Alemanha, em Stuttgart. O presidente da entidade, Ricardo Teixeira, revelou as datas e os adversários durante o lançamento da sexta edição do Anuário do Futebol Brasileiro, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Além dos dois amistosos, o dirigente confirmou ainda o encontro com a Argentina, no dia 19 de dezembro deste ano, em La Plata, pela Copa Rocca. A partida será a segunda entre as duas seleções em pouco mais de um mês. Em novembro, no dia 17, os rivais vão duelar em Doha, no Qatar. A convocação do técnico Mano Menezes vai ser divulgada até o fim do mês.

Até o momento, a equipe comandada por Mano Menezes realizou três amistosos. Sob o comando do treinador, o time conquistou três vitórias e não sofreu nenhum gol. O primeiro adversário foi os Estados Unidos (2 a 0), e em seguida os rivais foram o Irã, em Abu Dhabi (3 a 0), e a Ucrânia, em Derby, na Inglaterra (2 a 0).


Bom, agora é que vai pegar, será que a SELEÇÃO de "MANO" esta preparada? Para nós brasileiros não basta ganhar, tem que dar show, só assim voltaremos a ser a SELEÇÃO numero um do mundo.

Fica a torcida e os votos de sucesso.

Fonte: g1.com.br
Por: Michel Nazar

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O LOKO MEU: Árbitra sorri após levar 'mão boba' em jogo na Alemanha

O meia Peter Niemeyer, do Hertha Berlim, foi se desculpar com a árbitra alemã Bibiana Steinhaus e acabou tocando nos seios dela. (Hummm)

A mão boba foi vista com bom humor pela juíza, que apenas sorriu.
Sem graça, o jogador teve que pedir desculpas novamente.

A cena aconteceu ontem (04), durante o empate sem gols entre o Hertha e o Alemania Aachen, pela Segunda Divisão do Campeonato Alemão.
Dizem as más línguas que ela gostou e só desculpou o meia apos um jantar romântico, será??

Veja o vídeo:





Por: Michel Nazar

Técnico ressalta reação na vitória da Inter no início da reta decisiva

A Inter de Bebedouro começou bem a disputa da fase decisiva do Campeonato Paulista da Quarta Divisão. Após a vitória de sábado (2) sobre o Taboão da Serra, por 3 a 2, o time se prepara agora para a partida contra o Paulínia, quarta-feira (6), fora de casa.
O Paulínia também estreou com vitória. Bateu o Primavera por 2 a 0, em Indaiatuba. As quatro equipes integram o Grupo 16. Ao final de seis partidas (turno e returno), as duas melhores equipes garantem acesso à Série A3.
“Fomos surpreendidos com dois gols marcados logo no início. Mas achei interessante a capacidade de recuperação que a equipe teve. Conseguimos manter o equilíbrio e chegamos à vitória”, disse Leston Junior, técnico da Inter, ainda em referência a partida do último sábado.
Fonte: eptv.com
Michel Nazar

Intelli goleia e segue sonhando com o Paulista de Futsal

A equipe da ADC Intelli venceu o Suzano Futsal por 4 a 2, ontem a noite em Orlândia. No primeiro tempo da partida domínio dos donos da casa, e logo no início abriu o placar com o capitão Marinho, que chutou forte fazendo Intelli 1 a 0. Logo depois o pivô Macdovall sofreu pênalti, que Genario bateu e ampliou a vantagem do time Orlandino.
Com 2 a 0 de vantagem o time de Orlândia seguia atacando e ainda no primeiro tempo fez mais um. Genario em noite inspirada fez o segundo dele e o terceiro da Intelli. A primeira etapa terminou assim: Intelli 3 x 0 Suzano.
No segundo tempo o Suzano voltou disposto a diminuir a vantagem, mas em ótimo contra ataque, Willian marcou o quarto da Intelli.
Com a goleada o time Orlandino recuou e nos minutos finais, o Suzano marcou dois gols, dando números finais a partida. Intelli 4 x 2 Suzano. Com o resultado a Intelli ganhou uma posição na tabela e agora é a oitava colocada com 11 pontos, oito a menos que a líder AABB.


                                                                                                                                                              Por: Thiago Garcia/Franca-SP


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Intelli recebe o Suzano para subir na tabela

A equipe da ADC Intelli recebe hoje o Suzano Futsal, pelo Paulista de Futsal. O time Orlandino soma oito pontos em cinco jogos ocupando a nona classificação na tabela. Já o Suzano está na quarta colocação no estadual e vem de goleada diante da Itapeva por 5 a 1.
A partida tem início às 20 horas no Ginásio Maurício Leite de Morais em Orlândia.


                                                                                                                                                              Por: Thiago Garcia/Franca-SP

sábado, 2 de outubro de 2010

Francana enfrenta o Noroeste pela Copa Paulista



Thiago Garcia/ Franca - SP

A veterana busca hoje a primeira vitória pela segunda fase da competição diante do lanterna Noroeste em Bauru
O time francano soma apenas um ponto e espera vencer o Noroeste para seguir sonhando com a classificação para próxima fase da Copa Paulista.
Após o empate de 1 a 1 com o XV de Piracicaba em casa e derrota para o Barueri em São Paulo por 1 a 0, o time do técnico Paulinho Kobayashi ocupa apenas a penúltima colocação do grupo 7 da competição. Além dos resultados ruins nas últimas rodadas, Kobayashi enfrenta problemas para escalar o time, ele não poderá contar com três titulares. O volante Diego Bife e o atacante Gabriel suspensos pelo terceiro cartão amarelo e o zagueiro e capitão da equipe Daniel Meneses, com uma torção no tornozelo, não enfrentam o Noroeste.


Ficha Técnica
 

Noroeste x Francana
 

Local: Estádio Dr. Alfredo de Castilho, em Bauru-SP
Data: 02/10/2010
Horário: 19 horas
Árbitro: Paulo Estevão Alves da Silva
Auxiliares: Jumar Nunes Santos e Mario Nogueira da Cruz
 

Noroeste
Yuri; Mizael, Lenadro Bonfim, Lello e Gustavo; Juninho, Deivid, Hernani e Giovanni; Rafael Aidar e Cléverson.
Técnico: Luciano Dias
 

Francana
Rodrigo Calchi; Duane, Rodrigo, Cristiano e Rinaldi; Régis, Tiago Recife, Fabrício e Cris; Ramon e Júnior Preto
Técnico: Paulinho Kobayashi
 

 

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Zico é muito bom para o futebol!

                                                   créditos: esportesR7/ Márcia Feitosa/Vipcom


O futebol não é uma caixinha de surpresas! Engana-se aquele que pensa que tudo pode acontecer nos gramados.

Inacreditável é ver acontecimentos dentro e fora das quatro linhas, que permitem declarações indignadas e causam efeitos desagradáveis.

Na madrugada desta sexta-feira, Zico agora ex-diretor de futebol do Flamengo, e ainda maior ídolo da história rubro-negra pediu demissão do cargo que assumiu meses atrás. O motivo? Denúncias do Conselho Fiscal do clube que acusou o ex-diretor e os filhos dele Bruno e Júnior de atuarem como laranjas do empresário Alan Espinosa, nas contratações de jogadores.

No entanto, cabe ao Conselho Fiscal, investigar as finanças do clube, e normalmente é composto pela oposição. Até aí tudo bem, o que não entendo é fato do tal conselho só se manifestar agora! Ora, porque o mesmo não combateu as inúmeras contratações milionárias do time da Gávea no ano passado? Ou então,  investigou o motivo das dívidas do clube e a gestão Kleber Leite e Márcio Braga?

Zico chegou ao Flamengo com o objetivo de restaurar a imagem do clube que estava manchada pelas ações de jogadores, diretores, que eram estampadas nas páginas de esporte com títulos que mais pareciam páginas policiais. Ou estou errado?

Pois bem, a árdua missão de Zico chegou ao fim, e sabem por quê? Virar um jogo nos acréscimos, vencer, conquistar títulos, não foi nada fácil para o Galinho, mas ele conseguiu, porque dependia do talento dele, da própria capacidade. Agora salvar a imagem do Flamengo não cabia apenas ao craque, no futebol tem muitas surpresas, mas não nos gramados, e sim fora dele! Zico o futebol é para esses cartolas que estão aí de terno e gravata. Os mesmos que dizem ou pelo menos pretendem organizar a Copa do Mundo em 2014! O futebol não é para os homens de bem, e você é muito bom para o futebol!
 

 Por: Thiago Garcia

Batatais é campeã dos Jogos Regionais do Idoso

A delegação de Batatais participou dos Jogos Regionais realizado este ano em  Porto Ferreira.

Batatais conquista pela quarta vez os jogos regionais do idoso (JORI).
As competições ocorreram de 18 a 21 de Março, envolvendo mais de 2500 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. A cidade com pouco mais de 52 mil habitantes foi à grande vitoriosa, superando Ribeirão Preto, Sertãozinho e outras cidades. 


 
“Mascote Oficial do 14º Jogos Regionais do Idoso(JORI).”



Garra e determinação em defender as cores do município foi o ponto marcante da delegação batataense, os atletas conseguiram medalhas em várias modalidades.
É o que conta o capitão da equipe de coreografia da cidade Olair Alves Carneiro de 66 anos, “Batatais sempre foi forte nesta modalidade, a equipe estava entrosada e afinada, bastava um olhar meu que os integrantes já sabiam o que fazer” ressalta.
Carneiro destaca também que a conquista é fruto de um trabalho intenso e esforçado por parte dos integrantes, “treinamos no mínimo três dias na semana e em épocas que antecedem as competições chegando a treinar de quatro a cinco vezes na semana” explica.

A coreografia é uma especialidade da cidade já que nos últimos cinco anos, Batatais coleciona resultados satisfatórios é o que conta a primeira dama e presidente do Fundo Social, Maria Auxiliadora da Silva Romagnoli, “ Nos especializamos na modalidade no ano de 2000, de lá pra cá sempre aperfeiçoando e treinando muito, com isso colhemos estes frutos de muito sacrifício e trabalho” Maria revela também que os integrantes do projeto renascer são dedicados e esforçados, “temos uma equipe exemplar, dedicada e que não medem esforços, tudo que pedimos eles fazem, acredito que é isso que nos traz resultados”.

Com este resultado a cidade se fortalece e solidifica como a grande força na região nos jogos da terceira idade. “Em quatro anos da minha gestão foram três títulos, 2005, 2006 e agora 2010, e três vice-campeonato”, lembrou à primeira dama.

Já o Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal da cidade José Paulo Fernandes, acredita que a vitória se deve ao amor “... a dedicação e o respeito que é empregado pela direção e funcionários do Fundo Social. As pessoas aguardam com grande expectativa os eventos e atividades desenvolvidas durante todo o ano”.  
 
  
“A Primeira Dama do Município de Batatais e a equipe comemorando mais uma conquista.” 

Além da coreografia, o município foi ouro no atletismo feminino, atletismo masculino, malha e tênis de mesa feminino; prata nas modalidades de dança de salão B, natação feminina e xadrez feminino e bronze na natação masculina e truco.

Na classificação geral o Município de Batatais terminou a competição em primeiro lugar somando um total de 120 pontos, seguido por Ribeirão Preto com 112 e em terceiro lugar ficou a cidade de Sertãozinho com 101 pontos.

A festa de premiação aconteceu no Ginásio Adriano José Mariano, em Porto Ferreira.
Segundo o Prefeito de Porto Ferreira Maurício Rasi os jogos realizados entram para a historia da cidade, pela primeira vez, o município recebeu um evento esportivo desta envergadura. “A realização dos Jori veio consolidar a cidade e a força que a terceira idade vem ganhando nos últimos anos” explica.

“Prefeito de Porto Ferreira Maurício Rasi, explicando a importância do JORI para a cidade.” 

A cidade de Batatais possui agora quatro títulos nos Jogos Regionais do Idoso que foram obtidos nos anos 2000, 2005, 2006 e agora em 2010, a cidade ainda foi vice-campeã em 2007, 2008 e 2009.

Confira a classificação geral do JORI 2010.


Classificação
Municípios
Total Geral
Batatais
120
Ribeirão Preto
112,5
Sertãozinho
101,5
Jaboticabal
69
Santa Rita do Passa Quatro
68,5
São Carlos
52
Porto Ferreira
52
Araraquara
46,5
Franca
40,5
10º
Descalvado
30
11º
Matão
30
12º
Orlândia
29,5
13º
Brodowski
29,5
14º
Ituverava
28,5

 
Michel Nazar