terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Francano joga na Holanda
Narração: Guilherme Campos
Imagens: Elmo Soares
Tv Record/ Esporte Record - 27/12/2010
http://www.recordribeiraopreto.com.br/novo/esporte/noticias_videos.asp?id=6420
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Orlândia vence e conquista o Paulista de futsal
Orlândia volta a ser campeão paulista de futsal após sete anos. O time orlandino venceu o Corinthians na noite de terça-feira no Ginásio de Municipal Esportes Maurício Leite e conquistou o Estadual 2010 com duas vitórias nos dois jogos da decisão.
Por ter feito melhor campanha nas fases anteriores, Orlândia tinha a vantagem de jogar por dois empates. Na primeira partida realizada no último sábado (11), o time orlandino venceu o alvinegro por 1 a 0 na capital paulista.
Caio chuta para marcar o gol que deu o título para Orlândia
Jogando em casa o segundo o jogo da decisão, Orlândia foi pra cima e logo abriu 2 a 0, com gols de Cris e Macdovall. O título parecia assegurado, mas antes mesmo do intervalo o timão reagiu e chegou ao empate com dois gols de Simi.
Já no segundo tempo, Caio marcou o terceiro de Orlândia e colocou os donos da casa de novo na frente do placar. Só a virada interessava ao Corinthians que foi com tudo pra cima, mas não conseguiu evitar a derrota por 3 a 2. Final de jogo em Orlândia, foi o segundo título da história do time, a última conquista aconteceu em 2003 quando venceu o Palmeiras.
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Promessa olímpica
Lara Lemos comemora medalha de ouro conquista no Campeonato Mineiro de natação
Lara Souza Lemos, foi o destaque no Campeonato Mineiro Petiz/Infantil de Natação de Verão-IV Troféu Fernanda Ferraz no Praia Clube na cidade de Uberlândia(MG) conquistando duas medalhas de ouro e uma de bronze nas provas de 200 m nado medley, 100 m nado peito e 100 m nado borboleta respectivamente.
A competição realizada no último final de semana contou com a participação de 21 clubes e mais de 420 atletas com idade entre 11 e 14 anos, a atleta e promessa olímpica do CPN (Clube Passense de Natação), recebeu além das medalhas outras três pré convocações pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
Lara Lemos pratica natação desde os 5 anos de idade e há oito participa de competições, a atleta acumula entre suas conquistas o tri campeonato do Estado de Minas Gerais, o primeiro lugar da Copa Minas Tênis Clube, o bi campeonato do Troféu Kurosa, e seis vezes recordista regional da FAM( Federação Aquática Mineira).
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
PATROCÍNIO PAULISTA CONQUISTA COPA DE TAEKWONDO
A equipe de Patrocínio Paulista venceu a 4ª Copa Fetesp de Taekwondo, disputada no último sábado em Franca. Vargem Grande do Sul ficou com a segunda posição seguida de Monte Santo de Minas e Ribeirão Preto. UBÁ completou os cinco primeiros da competição.
Cerca de 150 atletas de cinco cidades da região participaram do evento. Os competidores de Franca, Patrocínio Paulista, Vargem Grande do Sul, Ribeirão Preto, Monte Santo de Minas e UBÁ disputaram a Copa, que contou com as presenças da equipe de arbitragem da Federação Paulista (Fetesp), do seu presidente, mestre Yeo Jum Kim e o vice presidente, mestre Flávio Bang, além do diretor de competições, mestre Donizete Silva.
Franca que sediou a competição não concorreu a pontuação final, sendo eliminada
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Vôlei feminino de Franca é ouro nos Jogos Abertos
Com a vitória por 3 sets a 1 , contra Votuporanga, Franca ficou com o ouro no vôlei feminino sub 21. A equipe da treinadora Bethânia Melo venceu sem muitas dificuldades em um jogo quase perfeito das meninas francanas. “O título veio coroar a ótima temporada da equipe neste ano” disse Bethânia. Além do vôlei Franca conquistou o primeiro lugar no basquete masculino, e futebol feminino.
Destaque para a natação PCD (pessoas com deficiências físicas), que conquistou 20 medalhas no total. Franca terminou sua participação nos Jogos Abertos de Santos na 5ª colocação, somando 99 pontos. Foram 50 medalhas no total, sendo 24 de ouro, 17 de prata e 9 de bronze.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Copa SP de Ciclismo acontece neste domingo em Orlândia
Acontence neste domingo (14), em Orlândia a penúltima etapa da Copa São Paulo de Ciclismo. O evento, realizado pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Esportes, e terá início às 09h. O circuito da prova tem extensão de 2.550 metros.
Haverá provas nas categorias: Feminino (livre idade), Juvenil (13 a 15 anos), Sub 20 (16 a 19 anos), Elite A e B, Sênior A e B, Master A e B, Mountain Bike e, apenas para atletas de Orlândia, a categoria Iniciantes.
Do primeiro ao quinto colocado de cada categoria receberão troféus e medalhas.
A final da Copa Paulista de Ciclismo será em Jaboticabal no dia 28 de novembro.
Taça de Taekwondo será realizada em Franca
Contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Franca e da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) da cidade, a Associação Hwa-Rang de Taekwondo realiza neste sábado (13), a Taça Fetesp de Taekwondo, evento que terá sua abertura a partir das 10 h.
Dezenas de esportistas da cidade e região estarão no evento, e segundo o técnico da equipe francana, “será uma oportunidade a mais para que o público possa conhecer o trabalho que vem sendo feito na cidade e a beleza que representa esse esporte”, observou o professor Valdir Ribeiro Malta.
A competição é uma iniciativa que tem a finalidade de promover a confraternização dos atletas da cidade e região.
Estarão presentes algumas autoridades do esporte, como o presidente da Federação Paulista de Taekwondo, o gran mestre Yeo Jun Kim, além das presenças garantidas do vice-presidente da Confederação Brasileira, o gran mestre Flávio Bang do técnico da Seleção Brasileira, mestre Tílico.
A entrada é gratuita e as lutas previstas deverão ser realizadas até o final da tarde no Ginásio do Champagnat.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Futebol feminino de Franca é ouro nos Jogos Abertos
Com uma vitória dramática Franca derrotou nesta quarta-feira, Botucatu nos pênaltis e conquistou mais uma medalha de ouro nos Jogos Abertos da cidade de Santos.
O time da treinadora Sílvia Roncari, esteve atrás do placar por duas vezes, 1 a 0 e depois por 2 a 1, mas antes do final do jogo conseguiram o empate. Com o resultado igual em 2 a 2 a partida foi para a prorrogação.
Na prorrogação o placar permaneceu igual e a decisão foi para os pênaltis.
Ai brilhou a estrela da goleira Luciana de Franca, que se transformou na grande heroína, defendendo a última cobrança feita por uma das atletas de Botucatu.
Final de jogo em Santos, Franca campeã 5 x 4 Botucatu.
A comemoração do título das meninas de Franca não poderia terminar em outro lugar que não fosse à praia. Mesmo com a chuva foram para a água. Já o futebol masculino perdeu para Sorocaba por 1 a 0 e está eliminado da competição.
Maria Eliza apitará final do Torneio Varzeano
A bandeirinha Maria Eliza Barbosa, apitará a final do 20º Torneio Varzeano de Futebol de Orlândia, no dia 12 de dezembro, no Estádio Virgílio Ferreira Jorge.
Em agosto deste ano, Maria Eliza esteve na cidade, quando atuou como bandeirinha na final do Campeonato Amador de Futebol.
Com o encerramento da primeira fase da competição, oito equipes se classificaram para a segunda fase que terá início no dia 21 de novembro no Virgilião.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
ESPECIAL: DOPING DA DISCÓRDIA
Nos últimos anos, os atletas vêm sendo patrocinados por grandes empresas, de diversas modalidades, visando interesses empresariais na divulgação, o que gerou uma profissionalização “equivocada” dos atletas e treinadores envolvidos. O fato é que, cada vez mais, os atletas de diversas modalidades têm se valido de meios ilícitos para conseguir vantagens nas diversas competições, e acaba levando ao doping, ou seja, qualquer substância que, ministrada ao organismo, aumente artificialmente o seu rendimento ou desempenho em competições. Essa é a definição simples, resumida e moderna do doping esportivo.
Porém para o professor de educação física, Geraldo Magela. “O doping é uma tentativa de melhorar sua performance, além do que a capacidade humana consegue naturalmente”
Geraldo Magela, professor de Educação Física
Usado nas academias e atualmente são os mais acessíveis entre todas as faixas etárias e classes sociais, muitos atletas fazem o uso de anabolizantes, e não são feitos no dia das competições, normalmente são substâncias derivadas de testosterona. "Nas academias existe o doping que é considerado verdadeiro que é feito entre os atletas, mas há também o uso de anabolizantes que não são considerados dopagem, porque é usado mais esteticamente e não para competição". explica Geraldo.
O serralheiro Arthur Franzão, de 24 anos considera que os professores de Educação Física não diz a verdade na maioria das vezes. “Eles mentem muito, aumentam muito, tipo você vai morrer, vai ficar impotente”. Segundo Arthur se fosse explicado o que é na realidade iria ser melhor, pois acrescenta que “hoje 90% de quem está na academia usa, não tem como”.
O relato de Arthur Fanzão levanta o questionamento, que ao invés do profissional educar socialmente no aspecto esportivo, muitos não fazem isso. Franzão disse que diferente dele que teve apoio e acompanhamento, muitos que estão envolvendo-se com essas drogas não tem conhecimento, ele ainda é categórico e irônico afirmando que “eu tenho mais conhecimento que um professor acadêmico, pode pegar um professor aqui da UNIFRAN, eu te falo coisas que ele não vai saber te falar, hoje a fisiologia é muito fraca. Porque você vai pesquisando estudando e vai fazendo experiência no seu corpo, eu usei droga para cavalo durante três anos, e depois passei usar droga mais forte, eu posso morrer a qualquer hora, mas hoje estou limpo”.
Arthur Fanzão, serralheiro e atleta de fisiculturismo
No que diz respeito aos testes, muitos especialista afirmam que mesmo com vários meses de antecedência, ao tomar o medicamento que gera a transformação no corpo, no dia da competição você consegue encontrar essa substância dopante. O professor Geraldo explicou como é feito o teste “O teste de doping dá para se fazer por sangue, por urina e estão tentando por saliva, mas hoje em dia em competições de alto nível é pela urina, e ocorre da seguinte maneira: terminada a prova, o atleta tem um fiscal que entrega um frasco lacrado e o próprio atleta que deslacra, e urina no frasco o fiscal fica observando o atleta urinar, esse fiscal não pode deixar ele sozinho de forma alguma tem que ficar vigiando, é uma situação por mais que o atleta saiba que esteja limpo é constrangedor. E quanto à competição coletiva o atleta é escolhido de forma aleatória para se fazer um teste”.
Mas Arthur Franzão que é praticante de fisiculturismo, trouxe outra versão sobre como é feito o teste, principalmente no esporte que pratica “No fisiculturismo tem exame, mais nós levamos a urina de outra pessoa, até mesmo urina de cachorro, eles retiram antes da competição, ou caso for depois, ele não vai segurar meu pênis e urinar para mim, você entra na salinha e ele fica te esperando lá de fora, você vai tirar um vidrinho e pronto, é simples”. Neste relato totalmente diferente ele faz afirmações que depois caiu em contradição “no campeonato equatoriano eu e mais dois competidores fomos barrados e desclassificados, achávamos que era exame de urina e não foi, foi na esteira ligada no peito e pelo batimento cardíaco aí fui pego”.
A nossa equipe de reportagem curiosa com a facilidade de como Arthur fala sobre o seu uso, fomos saber como era sua vida, ele nos informou que faz há dois anos que não usa nada, porque está hoje no processo de desintoxicação, e atualmente não está participando do fisiculturismo. Quando está fazendo uso ele afirma que faz uso seis meses e outros seis fica sem usar, ou então é de usar dois anos e dois sem usar, para ele o corpo precisa de um tempo. “nós temos uma época de uso e uma época de desintoxicação”.
Não contentamos com a resposta e continuamos com a pergunta como é sua vida? Ele afirmou: “a diferença é que eu não bebo e tenho horário para dormi. O corpo funciona como uma máquina trabalha o dia todo se adéqua só que tem que fazer uma boa noite de sono, e alimentar seis vezes ao dia, e beber de jeito algum porque o corpo está cheio de veneno, claro que vai variar de corpo para corpo, mas eu não vou arriscar”.
A comissão médica do comitê olímpico internacional instituiu durante os jogos olímpicos do México (1968) a aplicação de testes anti-dopagem sistemáticos, decidindo que seriam excluídos dos jogos os atletas comprovadamente dopados.
E toda a droga como já se tem conhecimento, leva ao usuário a dependência e a várias mudanças seja ela física ou psicológica. Geraldo afirmou sobre os anabolizantes que podem levar a dependência, e causam uma dependência física, química e psicológica. “E a dependência é complicada até quando é feito o julgamento e que se vê que o atleta é dependente a sua pena é abrandada, pois deixa de ser uma dopagem para melhorar o seu nível e passa a ser uma dependência química, e passa a ser uma doença”. Explicou
Situação que Arthur concorda com o professor, e ressalva que no caso do uso continuo dos anabolizantes eles trazem uma mudança comportamental. “Trás certa mudança de personalidade porque, a sua testosterona é responsável por tudo no corpo, a partir do momento que você não tem testosterona você não tem vida, ela foi criada para tratar de doenças.” E não para por aí “o problema é o excesso e reflete no sistema nervoso, e você muda, fica mais nervoso, uma voz mais rouca, só torna um cara insuportável e outra você olha sua namorada sua esposa, vai lá faz o seu serviço e volta para trás, você perde noção do tempo. É muito estranho”. Ele continua:“Já passei por esse tipo de situação e tornei-me o cara mais chato, só que com isso me tornei o melhor atleta um fisiculturista de renome, fui tetra campeão paulista, tri brasileiro e competi sul-americano”, declarou.
Cabe ressaltar que essas substâncias são consideradas dopantes, de forma qualitativa e não quantitativa, ou seja, não se considera a quantidade, mas sim o que aparece, mesmo porque os métodos laboratoriais de detecção não chegam a um resultado 100% conclusivo para se determinar a razão do uso do medicamento-tratamento ou dopagem.
Também chamado de “dopagem” é a administração ilícita de uma droga estimulante ou estupefaciente com vistas a suprimir temporariamente a fadiga, aumentar ou diminuir a velocidade, melhorar ou piorar a atuação de um animal ou esportista. A comissão médica do comitê olímpico internacional instituiu durante os jogos olímpicos do México (1968) a aplicação de testes anti-dopagem sistemáticos, decidindo que seriam excluídos dos jogos os atletas comprovadamente dopados.
Por: Silas Bonetti e Thiago Garcia
Assinar:
Postagens (Atom)